Preloader
Preloader

Brincando ao ar livre!

É muito comum ouvir de pessoas mais velhas que, em seus tempos de infância, passavam o dia na rua brincando, correndo e se divertindo.

Agora, com o avanço da tecnologia, do crescimento das cidades, do aumento do trânsito e da violência urbana, a tendência é que as crianças fiquem e brinquem dentro de casa, no computador, no celular ou na frente da televisão.

Mesmo que a maioria das famílias estejam habituadas a isso, deixar as crianças brincarem ao ar livre é essencial para o seu desenvolvimento.

Sair de casa para brincar faz com que o pequeno tenha contato com o sol, fonte de vitamina D – essencial para o desenvolvimento dos ossos, além de liberar hormônios como a serotonina e a endorfina, melhorando o humor e a sensação de alegria e bem-estar!

Quando estão lá fora, a criançada se reúne para criar alguma brincadeira divertida, o que já promove o convívio social entre amigos, necessário para o processo de amadurecimento, empatia e saúde mental.

Essas brincadeiras, geralmente improvisadas, são ótimas para que eles desenvolvam mais a sua criatividade e independência, já que terão que lidar com probleminhas e planejar suas próprias soluções para pôr as atividades em prática.

Brincar ao ar livre evita o sedentarismo e a obesidade!

Ficar o tempo todo dentro de casa pode trazer prejuízos para a saúde dos pequenos a longo prazo. Por isso, correr, andar de bicicleta, patins ou qualquer outra brincadeira que exija um pouco de esforço físico são essenciais para garantir que eles cresçam saudáveis!

Cair, se ralar e se sujar é totalmente normal e faz parte da infância, não precisa se preocupar. Mas, claro, leve seu filho brincar em um local seguro.

É muito importante que os pais incentivem essas brincadeiras ao ar livre, para que as crianças também entendam que isso é algo positivo e divertido!

Então, é só vestir o pequeno com uma roupa mais leve, passar protetor solar e levar uma água para os momentos de sede. E pronto! É só cair na diversão!

Deixe uma resposta

To top